Smart Cities
A melhor plataforma de gestão de dados para cidades inteligentes.
Projetos baseados em tecnologia para gerar inteligência sobre temas como mobilidade urbana e segurança pública visando ajudar o gestor público na tomada de decisão.
Projetos baseados em tecnologia para gerar inteligência sobre temas como mobilidade urbana e segurança pública visando ajudar o gestor público na tomada de decisão.
O mundo está cada vez mais atento ao meio-ambiente e à qualidade de vida que as pessoas terão no futuro. Por isso, cada cidade precisa assumir seu papel e dedicar esforços para tornar a vida urbana sustentável.
Diante desse cenário, populariza-se o conceito de Smart Cities, que usa tecnologia para solucionar problemas comuns às cidades. Gestores e secretários de planejamento urbano usam a análise de dados para favorecer o crescimento econômico local, a satisfação e o bem-estar dos cidadãos, a mobilidade e, principalmente, a sustentabilidade.
Contudo, para atingir todo esse potencial, as cidades inteligentes têm que enfrentar grandes desafios. Seja no controle de tráfego nos centros urbanos ou no planejamento e na oferta coerente de transporte público para a população. Além disso, precisa se dedicar à eletrificação de sua frota para promover a redução da emissão dos gases do efeito estufa.
É nesse ponto, inclusive, que a mobilidade urbana se conecta aos desafios de sustentabilidade das cidades inteligentes. Especialmente diante da necessidade de definir e cumprir metas ambientais mais ambiciosas. Entre elas, a Net Zero 2050 (Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo que contribui com os compromissos nacionais junto ao Acordo de Paris), que busca impulsionar as gestões para emissões zero em todo o mundo.
E diante de tantos desafios que precisam ser superados, contar com a ajuda de uma plataforma de dados pode otimizar a gestão pública. Em relação à mobilidade, ela vai facilitar a identificação de gargalos, a análise de impacto ambiental do transporte e ainda otimizar o planejamento da eletrificação da frota local.
Quando o assunto é sustentabilidade, por sua vez, esse tipo de plataforma favorece o monitoramento e o controle de emissões. Assim como a definição de relatórios automatizados para o cumprimento de metas ambientais, o direcionamento de políticas públicas e muito mais.
1 – Visão macro da cidade em tempo real
Plancity é uma plataforma de gestão inteligente de dados para a transformação das cidades. Ela integra dados de diversas fontes, públicas ou privadas, correlacionando e espacializando os dados a fim de criar uma visão do território que combina diversas dimensões da gestão pública. A consolidação desses dados vai ajudar a gerar insights poderosos para a tomada de decisão e a criação de políticas públicas.
2 – Dados contextualizados no território
Tenha à mão uma base de informações geo-espacializadas em um grid regular hexagonal que permite a análise espacial, tanto de forma granular (com hexágonos de cerca de 300m2) quanto de forma agregada, considerando-se as diversas divisões do território, como bairros, setores censitários, áreas de concessão, entre outros.
3 – Monitoramento da mobilidade urbana em tempo real
Trancity é uma plataforma de gerenciamento e monitoramento do serviço de transporte público em tempo real. Ela destaca informações sobre a velocidade média do transporte coletivo e a emissão de poluentes segmentadas por corredores, rotas, linhas e áreas geográficas. Além de informações sobre a demanda de passageiros e itinerários de linhas, também é possível avaliar o impacto de alterações semafóricas na velocidade dos ônibus.
4 – Cumprimento de metas ambientais e relatórios ESG
As cidades brasileiras e latino-americanas se preparam para transformar suas frotas de transporte público em emissão zero de poluentes até 2050. Objetivo que só é possível com a substituição do modelo atual, movido a combustível fóssil, por tecnologias limpas como os ônibus elétricos. Trancity ajuda a gestão pública a ter uma visão integrada (holística) de seus dados de emissão de poluentes para poder trilhar esse caminho com embasamento e segurança.
5 – De pequenas cidades a grandes metrópoles
Tenha em um só lugar os dados mais relevantes para tirar do papel políticas públicas customizadas e adaptadas para cidades de todos os tamanhos e com diferentes realidades locais. Avalie a efetividade dessas políticas acompanhando a evolução dos dados ao longo do tempo.
6 – Otimização de tempo e redução de custos
Com a nossa inteligência de dados, ajudamos os gestores públicos a avaliar os principais desafios da cidade em uma abordagem com redução de custos e melhor alocação de recursos. As informações coletadas permitem entender os gargalos e propor soluções cumpridoras e financeiramente mais coerentes para o município.
Oferecendo plataformas que favoreçam a análise de grande volume de dados de maneira integrada.
Implementando redes de sensoriamento que fornecem dados atualizados das diversas áreas da gestão pública a fim de responder mais rapidamente às necessidades dos cidadãos.
Com tecnologias que permitam adaptação e customização de acordo com as necessidades de cada cidade.
Através do suporte de empresas que possam oferecer serviços complementares e com garantia de evolução e atualização.
O Plancity e o Trancity foram desenvolvidos pela Scipopulis, uma empresa da green4T. A startup de inovação é focada em cidades inteligentes e tem experiência reconhecida na análise de dados de mobilidade urbana.
A empresa vem se posicionando como um braço dos gestores públicos. Afinal, é fundamental que esses profissionais contem com uma solução de orquestração e governança de dados para embasar suas ações.
Saiba como as nossas plataformas Trancity e Plancity podem ajudar a solucionar os desafios das cidades.