Plataforma da Scipopulis já foi implementada em cidades do Brasil, América Latina e Europa
São Paulo, 16 de março de 2023 – O painel Trancity, da Scipopulis – empresa da green4T que atua com inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana – recebeu reconhecimento internacional ao ser citado entre os estudos de casos de sucesso pelo Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI), instituição da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é reconhecida globalmente por estimular o progresso econômico e o comércio mundial.
A OPSI oferece suporte e trabalha em conjunto com entidades globais para identificar os tipos de inovações que têm surgido e que possam ser benéficos para todos. Os seus cases de sucesso são apresentados para propagar e disseminar ideias que estão dando certo e que contribuem para o bem-estar da sociedade.
“Criamos essa ferramenta com o objetivo de auxiliar os governos e cidades na gestão da mobilidade urbana e na diminuição do impacto ambiental gerado pelo transporte público. Por isso, é realmente gratificante receber esse reconhecimento internacional pelo caráter inovador da nossa plataforma e pelo potencial de melhorar a mobilidade em cidades complexas”, afirma Roberto Speicys, CEO e cofundador da Scipopulis.
Exemplo na prática
O Trancity já foi implementado em várias cidades no Brasil, América Latina e Europa, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e em Vilnius (Lituânia). Nesses locais, a plataforma possibilita que os governos tenham acesso a um monitoramento em tempo real que integra diferentes fontes de dados, permitindo uma compreensão clara e transparente sobre as demandas de cada transporte (dados gerais de operação, movimentação, velocidade, fluxo e deslocamento), além de permitir que as prefeituras possam acompanhar o cumprimento das metas de redução nas emissões previstas em seus programas de sustentabilidade.
Segundo Speicys, na cidade de São Paulo, em parceria com o Instituto de Energia e Meio-Ambiente (IEMA), essa tecnologia é utilizada para que tenham os insights necessários para auxiliar a gestão no cumprimento das metas de redução nas emissões de gases do transporte público previstas para a cidade até 2038. Ela possibilita ainda que o governo entenda o desempenho operacional de cada linha, modificando trajetos ou adaptando o viário para que os ônibus possam transportar passageiros de forma rápida e eficiente, aumentando a atratividade do transporte público.
Já na cidade do Rio de Janeiro, os gestores públicos usaram os dados da ferramenta para desenvolver um estudo de viabilidade de eletrificação que identificou as linhas prioritárias, além de definir uma estratégia para eletrificação que reduz os investimentos e potencializa os impactos positivos. Essa estratégia está sendo usada pela prefeitura para preparar a eletrificação do transporte público no Rio.
Sobre a green4T
A green4T é uma empresa brasileira, fundada em 2016 e presente em todos os países da América Latina. Tem o compromisso de desenvolver soluções de tecnologia e infraestrutura para a transformação digital de empresas e cidades de forma eficiente e sustentável para o planeta. Desde 2019, a companhia é finalista do Prêmio Executivo de TI do Ano, e também foi finalista do Prêmio Fornecedor do Ano 2019 (Neoenergia).
Sobre a Scipopulis
A Scipopulis é uma empresa de inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana. Fundada em 2014, foi selecionada como uma das “100 Startups to Watch” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e conquistou diversos prêmios por sua atuação inovadora, destacando-se a menção honrosa da 11ª turma da Startup Farm, o 1º Demoday Mobilab e o prêmio Connected Smart Cities. A Scipopulis foi adquirida pela green4T em agosto de 2019.
Assessoria de imprensa: [email protected]