A atual pandemia gerada pelo novo Coronavírus exigiu uma série de mudanças rápidas na forma como vivemos. O distanciamento social se tornou uma política pública essencial e, segundo estudo recente de Harvard, deve ser mantido até 2022. Para colaborar com esse cenário, a Scipopulis, uma empresa da green4T, companhia brasileira de tecnologia e infraestrutura digital, está oferecendo acesso gratuito para as prefeituras das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal à ferramenta TRANCITY, por meio do programa Painel para Todos.
Desenvolvido com tecnologia brasileira, o serviço oferece uma plataforma web para tornar a gestão dos sistemas de ônibus mais inteligente. Para isso, um software em nuvem cruza dados fornecidos pelas prefeituras para oferecer uma visão precisa de cada linha sobre a demanda de usuários e a disponibilidade de veículos. Com a análise dessas informações e aprendizado de máquina, o painel TRANCITY emite relatórios técnicos sobre o sistema de ônibus de cada capital, permitindo a tomada de decisões rápidas e assertivas por parte das prefeituras.
A tecnologia torna-se fundamental em tempos de epidemia porque as demandas do transporte público estão mudando a cada momento. Antes do coronavírus, cada linha tinha um padrão de demanda razoavelmente conhecido e era mais fácil identificar alterações. Com a pandemia, as oscilações do número de passageiros se tornaram imprevisíveis, dependendo de fatores como medidas de isolamento e abertura ou de polos de saúde, comércio e trabalho atendidos pela linha. Por meio de uma gestão inteligente da frota, a tecnologia viabiliza ao poder público uma maneira de assegurar um número adequado de passageiros dentro dos ônibus.
A solução já está em uso em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Para realizar o monitoramento, os municípios podem desenvolver leituras de hora em hora ou uma vez ao dia, de acordo com a disponibilidade de dados de cada sistema de transporte coletivo. Dessa forma, substitui-se a análise manual e empírica das redes de ônibus para torna-la mais inteligente e precisa. Como resultado, a quantidade de coletivos em circulação pode ser ajustada para atender a demanda específica de cada horário, por exemplo, aumentando a frota nos horários de pico e reduzindo o número de veículos nos horários de menor demanda.
**Como observado no gráfico acima, a painel TRANCITY permite leitura em tempo real da oferta e demanda de cada linha de ônibus, sendo os pontos azuis o volume de passageiros e os amarelos a oferta de coletivos. Para chegar a essa leitura, são analisadas informações de geolocalização e número de veículos, bilhetagem das catracas e imagens de câmera. Em nuvem, os dados são tornados anônimos e cruzados por um sistema que une Big Data, tecnologias que asseguram a privacidade, poder computacional e aprendizado de máquina.**
Além da relação entre veículos e passageiros, a tecnologia permite a aferição da velocidade média de cada linha; dados sobre adequação de rotas, o que se mostra necessário para manter o fluxo constante dos coletivos; e o impacto ambiental para colaborar com os compromissos de emissão de poluentes do setor. Dessa forma, as prefeituras contam gratuitamente com um aliado para reduzir a proliferação do Covid-19 sem comprometer o bom funcionamento do transporte público.
**Sobre a green4T**
A green4T é uma empresa brasileira, líder em soluções de tecnologia e infraestrutura digital. Fundada em 2016 e presente em 12 países da América Latina, a green4T tem o compromisso de desenvolver soluções de tecnologia e infraestrutura para a transformação digital de empresas, cidades e nações de forma eficiente e sustentável para o planeta.
**Sobre a Scipopulis**
A Scipopulis é uma empresa de inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana. Fundada em 2014, foi selecionada como uma das “100 Startups to Watch” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e conquistou diversos prêmios por sua atuação inovadora, destacando-se a menção honrosa da 11ª turma da Startup Farm, o 1º Demoday Mobilab e o prêmio Connected Smart Cities. A Scipopulis foi adquirida pela green4T em agosto de 2019.
**Assessoria de imprensa**
Michel Marechal – [email protected] – (11) 9 5896-9561