**Brasil, 13 de agosto de 2021** – A green4T, uma das principais empresas brasileiras em soluções de tecnologia e infraestrutura digital, acaba de integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Como membro da comunidade com mais de 16 mil empresas, além de entidades não empresariais em 160 países, a green4T busca alinhar as suas atividades aos dez princípios universais elaborados pela organização nas áreas de Direitos Humanos, do Trabalho, Meio Ambiente e Combate a Corrupção.
“Essa iniciativa marca mais um importante avanço da nossa empresa. Com ela, reafirmamos o nosso compromisso em prol da sustentabilidade e das práticas ESG (Enviroment, Social and Governance), visando a longevidade dos negócios e a construção de uma sociedade mais sustentável”, comenta **Roberta Tiso, Diretora de Marketing e Sustentabilidade da green4T**.
De acordo com o Instituto Multidisciplinar de Publicação Digital (MDPI, na sigla em inglês), com o crescimento do uso de Inteligência Artificial (AI), Big Data e Internet das Coisas (IoT), houve a necessidade de ampliar a computação de alto desempenho, levando ao segmento de Tecnologia da Informação responder por 13% do consumo global de energia elétrica até 2030. “Um conjunto de soluções então deve ser adotado, buscando reduzir o consumo de energia elétrica por data centers – um tema agora mais desafiador para o Brasil em virtude da crise hídrica”, complementa Roberta.
A green4T conta com um portfólio de soluções para “descarbonizar” as infraestruturas de TI, implantadas por equipes especializadas e aptas a conduzir os clientes nesta inadiável jornada de eficiência energética com intervenções lógicas e físicas que podem gerar uma redução de até 60% do consumo de energia dos data centers.
“Mais do que o desafio, há uma excelente oportunidade a ser aproveitada por toda a indústria de TI e demais setores relacionados no sentido do alinhamento às práticas ESG (Enviroment, Social and Governance). Atuar com transparência, de maneira firme na busca pela redução da pegada de carbono das infraestruturas e da mitigação dos reflexos socioambientais das atividades”, diz Roberta.
Outra solução que contribui com a sustentabilidade é o Painel Trancity, ferramenta de monitoramento do transporte público para gestão, planejamento e operação do sistema de transporte municipal, criada pela Scipopulis, empresa da green4T, e adotada por sete cidades no Brasil, além de Santiago, no Chile.
Ao contribuir com a eficiência do sistema, ajuda também na redução de emissão de CO2 pelos ônibus, uma vez que quanto mais eficiente for o transporte público, menor deverá ser a emissão de gases poluentes, medida diariamente pela ferramenta. O Painel Trancity, ainda, apoia os gestores na transição para a mobilidade elétrica.
**Assessoria de imprensa**
*Talita Marcon – [email protected] – +55 11 94272-5887*
*Janaina Finardi – [email protected] – +55 11 96349-3327*
*Nancy Campos – [email protected] – +55 11 11 97574-9149*