Brasileira é finalista no desafio Climate Smart Cities 2022

Brasileira é finalista no desafio Climate Smart Cities 2022

Scipopulis se destaca entre os 45 finalistas selecionados em 200 propostas revisadas por um painel consultivo especializado

São Paulo, XXX de janeiro 2021 – A Scipopulis, centrada em análise de dados para cidades inteligentes, está entre as 45 empresas finalistas do Climate Start Cities Challenge 2022. O desafio promovido pela ONU-Habitat, em parceria com o governo da Suécia, faz parte da Expo Dubai 2020 e convida organizações inovadoras a apresentarem suas melhores abordagens, soluções e tecnologias para reduzir as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, gerar impactos positivos na qualidade de vida nas cidades de: Curitiba (BR), Bogotá (CO); Bristol (GB) e Makindye Sabagabo (UG).

A startup brasileira está associada ao projeto desenvolvido em Bogotá, na Colômbia, com o Trancity, plataforma que agiliza o processamento de dados de mobilidade, auxiliando os gestores públicos a monitorar, planejar e avaliar o impacto das mudanças na rede de ônibus. Segundo o CEO e Co-fundador da Scipolulis, Roberto Speicys, o desafio abre possibilidade de cada país escolher 20 empresas e Bogotá selecionou apenas 9 para compor este grupo.

A plataforma, Trancity converte grandes bancos de dados operacionais de transporte coletivo em mapas e gráficos para auxiliar na gestão da mobilidade urbana. Pode ser usado para avaliar o impacto ambiental das faixas de ônibus e o tempo de viagem que elas economizam e para estimar a quantidade de energia da bateria necessária para operar uma frota.

“A cidade de Bogotá é uma das referências em transporte público na América Latina. Eles implementaram o trans milênio que é um sistema de BRT e foi responsável por ter revolucionado transporte público de Bogotá por estruturar as linhas de ônibus e por organizar o sistema de transporte. A ferramenta pode ter um papel importante na meta de reduzir emissões de gases de efeito estufa e poluentes do ar baseados em congestionamentos de operações logísticas [em 100.000 toneladas de CO2 e 100 toneladas de PM2,5 até 2024”, comenta Speicys.

As aplicações foram avaliadas com base em três critérios: A maturidade para demonstração em um ambiente real; Adequação para se juntar a uma equipe e, potencial para alcançar impacto. As equipes vencedoras do Climate Smart Cities Challenge trabalharão com cidades, investidores e outros parceiros para demonstrar novos caminhos e capacidades para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para a restauração da natureza, justiça social, saúde.

Para Speicys, estar entre os finalistas deste desafio é mais uma conquista do plano de atuação da empresa, que tem trabalhado fortemente para levar a plataforma para outras regiões do mundo. “Somos muito gratos por estar entre as empresas selecionadas para participar deste desafio que ressalta o compromisso dos países da América Latina que estão adotando inovações tecnológica em busca de diminuir o impacto ambiental das cidades no planeta”, finaliza.

Nos próximos quatro meses, os finalistas poderão trabalhar com os atores municipais para afinar soluções, adaptar-se ao contexto da cidade e formar relações entre outros finalistas para construir para a criação de uma equipe de parceiros complementares.

Como próxima etapa, em junho de 2022, até quatro equipes vencedoras serão anunciadas no Fórum Urbano Mundial em Katowice, Polônia. As equipes compartilharão até 400.000 Euros em uma fase de planejamento para demonstrar suas soluções nas cidades em 2023, com o objetivo final de criar soluções que criem melhores futuros em cidades ao redor do mundo.

Sobre a green4T

A green4T é uma empresa brasileira, líder em soluções de tecnologia e infraestrutura digital. Fundada em 2016 e presente em 12 países da América Latina, a green4T tem o compromisso de desenvolver soluções de tecnologia e infraestrutura para a transformação digital de empresas, cidades e nações de forma eficiente e sustentável para o planeta.

Sobre a Scipopulis

A Scipopulis é uma empresa de inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana. Fundada em 2014, foi selecionada como uma das “100 Startups to Watch” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e conquistou diversos prêmios por sua atuação inovadora, destacando-se a menção honrosa da 11ª turma da Startup Farm, o 1º Demoday Mobilab e o prêmio Connected Smart Cities. A Scipopulis foi adquirida pela green4T em agosto de 2019.

Assessoria de imprensa

[email protected]

Talita Marcon – [email protected] – +55 11 942725887

Janaina Finardi – [email protected] – +55 11 96349-3327

Beatriz Parisi – [email protected] – +55 11 99747-0934

Renata Albuquerque – [email protected] – +55 11 98886-4914