Como qualquer tipo de infraestrutura, as instalações de um Data Center se desgastam com o tempo, podendo se tornar ultrapassadas. Além disso, com os avanços do negócio, novas demandas surgem e o ambiente que inicialmente foi projetado para atender às necessidades do início não mais é capaz de atender adequadamente as atuais.Nesses casos, uma solução bastante interessante é o Retrofit. Esse é um processo que promove a modernização de equipamentos e infraestrutura, podendo incluir alteração do layout, virtualização, incremento de energia elétrica, ***moving* de ambiente**, ampliação da área de produção, reestruturação da rede lógica, entre outros.
Com o Retrofit, é possível prolongar a vida útil do Data Center, tornando mais funcionais e eficientes as instalações e equipamentos que ao longo do tempo se tornariam obsoletos. Não bastando, há outros benefícios como redução dos custos operacionais, economia de energia, melhoria da qualidade do ar e revitalização e valorização do imóvel.
Portanto, esse processo representa também uma oportunidade estratégica para corrigir **falhas e distorções** que se acumularam com o tempo de funcionamento do Data Center, inclusive tirando proveito de novas ferramentas e tecnologias que tornam a gestão e o monitoramento mais simples e eficientes.
Outro benefício importante é do ponto de vista legal. Com o passar dos anos, as exigências de normatização podem ser alteradas. O Retrofit também atualiza o sistema de acordo com as normas e padrões atuais.
Quando chegar o momento de escolher entre executar o Retrofit do seu Data Center ou **construir** um novo, deve-se levar em conta duas principais variáveis: o custo de implementação/construção e o prazo disponível. Há casos, por exemplo, em que a primeira opção apresenta custo menor, porém, devido à complexidade da alteração, leva um tempo maior para ser concluída, o que pode prejudicar a continuidade dos negócios. Por outro lado, há casos em que o Retrofit demanda um investimento maior do que na construção de uma nova infraestrutura, mas pode ser executado em um tempo muito menor, o que gerará uma economia no médio prazo.
Para saber qual é a melhor opção para a sua empresa, é necessário entender as etapas de um Retrofit:
# ESTUDOS PRELIMINARES E PROJETO
Em primeiro lugar, é preciso verificar alguns fatores que permitirão a elaboração do projeto, como viabilidade econômica, recálculo da carga térmica, estudo de viabilidade técnica e avaliação da relação custo-benefício. A partir desses estudos, o projeto pode ser elaborado e estará pronto para a execução.
# EXECUÇÃO
Nessa etapa, estão compreendidos diversos momentos: demolição controlada, reforço da estrutura, fechamento, acabamento e piso, substituição e modernização das redes (elétrica, telefônica, hidráulica e virtual) e do ar condicionado e, finalmente, fachada.
Como se percebe, trata-se de um processo trabalhoso, e por isso é fundamental que você contrate uma empresa especializada, preparada para tornar o ambiente o mais funcional em atenção às suas demandas, reduzindo os custos e aumentando a eficiência.