O momento de decisão por construir ou reformar o Data Center deve ser planejado com muita atenção pela empresa. Qualquer falha nesse processo vai comprometer a capacidade do ambiente, podendo ocasionar indisponibilidade dos sistemas e até mesmo problemas de segurança.
Entretanto, as empresas desconhecem a complexidade por trás dos centros de dados e acabam ficando na dúvida do que é preciso levar em consideração na hora de escolher o fornecedor certo.
A necessidade de avaliação do melhor espaço, análise de riscos das instalações e níveis de segurança, características do projeto, investimentos em infraestrutura, metodologias e certificações são só algumas das questões que devem ser levadas em consideração neste momento.
Por isso, veja o que é preciso avaliar na hora de buscar o parceiro ideal e ter um Data Center preparado para atender a necessidade do seu negócio.
# Esteja atento às normas internacionais
Verifique se o fornecedor possui as certificações de qualidade ABNT NBR ISO 9001 e ISO 20000. Também é importante saber se ele conhece as melhores práticas e utiliza para seus projetos metodologias como, por exemplo, a do Uptime Institute.
O enquadramento da companhia prestadora nesses critérios internacionais de avaliação atesta que o Data Center está não só alinhado aos padrões, como também baseado em normas que se preocupam com redundância de recursos de processamento, elétricos e de climatização.
# Verifique se os profissionais são certificados
Antes mesmo de contratar os serviços de um fornecedor de Data Center é de extrema importância avaliar se a equipe do prestador está capacitada para atender as demandas do centro de dados.
Engenheiros certificados pelo Uptime Institute como ATD (Accredited Tier Designer) ou ATS (Accredited Tier Specialist) estão aptos a construir Data Centers com o nível de redundância necessário para que estes possam ser designados Tier III ou Tier IV.
Além disso, é necessário verificar se esses profissionais estão certificados pelo PMI (Project Management Institute) e se seus processos são totalmente automatizados e integrados.
# Certifique-se da integração de disciplinas do Data Center
Tenha em mente que um fornecedor de Data Center necessita contar, não só com as certificações que garantam a padronização e excelência dos negócios, como também com uma integração perfeita dos times que executem as diversas disciplinas do Data Center.
Ele deve ser tanto o consultor na escolha da melhor localização física do Data Center, analisando problemas das atuais instalações e projetando investimentos na infraestrutura, como também verificando questões como proteção contra fogo, água, gases corrosivos, explosões, roubo e outros riscos físicos.
O parceiro também deve ser capaz de avaliar a necessidade e a viabilidade de um retrofit no Data Center, que é a adequação ou modernização de equipamentos e infraestruturas, visando a melhoria da eficiência do ambiente, bem como o controle da temperatura e umidade no Data Center (climatização) que hoje representa entre 40 e 50% do custo de energia elétrica.
# Confira em que regiões o fornecedor está presente
A presença em diferentes estados do país diz muito sobre a capilaridade do prestador de serviços do Data Center e, principalmente, sobre a solidez dos negócios. Por isso, é importante verificar se a companhia possui cobertura nacional, com equipes fixas em outras regiões.
Avalie todos esses pontos antes de definir o melhor fornecedor para construir ou reformar seu Data Center. Buscar um provedor de serviços que se comprometa com as ações do início ao fim é importante para garantir alta disponibilidade e segurança física do ambiente.