O Moving é um serviço especializado de mudança do Data Center que exige grande planejamento e conhecimento, a fim de garantir que durante sua execução não ocorram falhas e/ou perdas de dados, prejudicando e até mesmo comprometendo as atividades da empresa.
Um Data Center Moving verdadeiramente preventivo e eficaz é aquele que possui uma etapa rigorosa de planejamento. O Pré-Moving é um processo complexo de planejamento que pode durar alguns meses, pois requer inúmeros cuidados, envolve checklists de muitos itens e mobiliza diversos profissionais, entre gestores, engenheiros, técnicos e analistas. Por isso, deve ser cuidadosamente desenhado, a fim de mitigar os riscos de downtime não planejados. De um modo geral, a empresa deve levar em consideração seis itens essenciais durante essa primeira etapa:
– Backup de todas as informações do Data Center, realizando tanto a coleta dos dados das aplicações como a dos dados de configuração, para proteger a empresa de imprevistos e garantir a possibilidade de restauração total das informações e do ambiente.
– Mapeamento, fotografia e identificação de todos os componentes e serviços do Data Center, incluindo posição dos equipamentos e racks, topologias físicas e lógicas de interligação dos equipamentos e sistemas operacionais e dimensão dos corredores para passagem.
– Previsão do tempo, considerando a probabilidade de chuvas, a temperatura e a umidade do ar, mitigando os riscos de umidade, superaquecimento e condensação.
– Proteção dos equipamentos com embalagens apropriadas recomendadas pelos fabricantes, que busca evitar danos durante o transporte e levando em conta fatores como isolamento e acondicionamento térmico.
– Estudo do trajeto de transporte, desde o edifício de origem até o destino, que inclui o tempo do percurso, interdições de vias, rotas alternativas, qualidade do piso, dimensão dos elevadores e necessidade de içamento.
– Estipulação do downtime para cada serviço do Data Center, onde a sequência de desligamento e religamento de todos os equipamentos é detalhada, assegurando o mínimo de interrupção, para que não permaneçam inativos fora da janela de manutenção programada.
Mas não basta planejar: durante o Moving propriamente dito, o fornecedor deve executar rigorosamente o plano de movimentação, observar os procedimentos mapeados e documentados na etapa de planejamento e levar em conta todas as variáveis. Além disso, é necessário que a equipe mantenha um plano de trabalho, atualizado em tempo real, para fiscalizar todo o processo e, assim, identificar e analisar possíveis falhas e riscos que possam comprometer as metas estipuladas.
O Data Center Moving é, portanto, uma tarefa crítica, que exige planejamento minucioso e complexo e mão de obra especializada, para que durante a mudança o funcionamento dos equipamentos não seja comprometido.