**Fabiano:** Olá, seja muito bem-vindo, seja muito bem-vinda a mais um episódio do podcast greenTALKS. Lembrando que este conteúdo você encontra nos canais da green4T no YouTube, no nosso blog INSIGHTS e, claro, no Spotify.
O tema deste podcast é **”Qual o papel da tecnologia blockchain na transformação digital?”**. Dois assuntos muito quentes (blockchain e transformação digital), muito importantes para todos nós que gostamos e trabalhamos com tecnologia. Para essa conversa, convidamos o Arquiteto de Infraestrutura de TI da green4T, **Leonardo Andrade,** a quem eu já agradeço aqui a presença. Obrigado, mais uma vez, por conversar conosco.
**Leonardo:** Eu que agradeço, Fabiano.
**Fabiano:** Muito bem, vamos começar essa conversa e, afinal de contas, Leonardo, o blockchain é uma oportunidade ou já é uma realidade nos dias de hoje?
**Leonardo:** Excelente questionamento para começar, Fabiano. Me permita dizer o seguinte: sem dúvida alguma é uma **realidade que amplifica oportunidades.** E porquê eu faço essa abordagem? Pelo fato de que já conhecemos diversas iniciativas, nos mais variados setores, que vêm fazendo uso da tecnologia, justamente por entenderem que o **blockchain é a melhor solução para vencer desafios modernos,** aliados à questão da transformação digital.
Então, as organizações estão cada vez mais implementando soluções de negócio com base nessa tecnologia. E isso aí falamos da realidade. E onde ficam as possibilidades? Bom, **é inevitável que o blockchain venha a se tornar um modelo de referência** para a validação de transação de documentos e, quem sabe, até mesmo modelo para armazenamento de dados.
Dada a sua característica de **imutabilidade dos blocos e criptografia,** que é a lógica de operação em sí do blockchain, também já sabemos que o mercado utiliza amplamente os valores do blockchain e que comprovadamente está mais do que validado: a questão da **segurança, da confiabilidade da rede e da flexibilidade do modelo.** Então, em breve, acredito que seja pouco provável que essa nova tecnologia não se torne uma referência em muitos outros cenários.
**Fabiano:** Muito legal isso que você abordou, Leo. E já que comentamos sobre este conceito estar amplamente difundido, sabemos que o setor financeiro é o que vem mais utilizando essa tecnologia. Mas **quais outros setores também têm se beneficiado do blockchain?** E de que forma?
**Leonardo:** Perfeito. Então, muita gente que escuta o termo “blockchain” lembra somente das criptomoedas e do setor financeiro. Contudo, a gente sabe que essa tecnologia vai muito além disso – e muito além mesmo.
Eu vou citar aqui alguns setores e soluções que eu conheço, elencar bem resumidamente o que eu já vi. Veja só, por exemplo, o setor de saúde, com o uso na transferência de informações médicas; mercado imobiliário, com registro de títulos de propriedades; segmento público, com o chamado Livro-Razão, que armazena informações, histórico e documentos importantes, dentre tantas outras iniciativas muito interessantes.
Vale ressaltar também o setor de jogos de entretenimento, por exemplo: os games. O blockchain é utilizado para a compra de acessórios, skins, melhoramentos, etc.
No setor de tecnologia, é usado na **segurança da informação,** como cofre de senhas ou algum dispositivo que auxilia a autenticação dos inúmeros sistemas, inclusive de IoT. E ainda tem o turismo, a indústria e o setor de serviços.
Então, são inúmeras as soluções e setores distintos. Temos também a bem conhecida iniciativa do **Open Bank,** através da Agenda BC# (pacote de medidas que visa reduzir os financiamentos públicos e fomentar os privados, ampliando a democratização financeira). A expectativa era que ele fosse utilizado fortemente, mas houve algumas divergências e discussões, em que o BC não estaria pensando em utilizar no momento, ficando somente com as APIs para fazer a integração dos sistemas. Contudo sabemos que o Banco Central já possui iniciativas com base na tecnologia de blockchain para outras ofertas, para outras demandas. Isso eu acredito que ainda vai longe. É possível que os próprios bancos iniciem suas redes de blockchain, gerando uma demanda nesse sentido. Vai depender muito da forma com que os bancos enxergam as suas respectivas participações nessa iniciativa. Vale que a gente fique de olho.
Mas perceba o seguinte, esta é uma tecnologia muito flexível e se adapta bem a diversos setores. Basicamente, todos os segmentos podem utilizá-la, pois é realmente inovadora nesse sentido da flexibilidade e da segurança, conforme ela foi concebida. E, obviamente, o mercado percebeu isso muito bem, as organizações tiveram essa percepção muito rapidamente e, nesse sentido, só faz crescer a utilização da blockchain.
**Fabiano:** É realmente um mundo novo que está se abrindo e o mercado vai se beneficiar muito de tudo isso. Nessa visão mais ampla do blockchain, como podemos entender o papel dele na **aceleração da transformação digital das empresas** e desses setores econômicos?
**Leonardo:** A transformação digital demanda continuamente de ofertas inovadoras e de agilidade das organizações. Vivemos cenários altamente disruptivos. Pois bem, para vencermos isso, precisamos apostar em tecnologias que realmente nos ajudem e tragam essa inovação exigida, altamente flexíveis, adaptáveis a situações desconhecidas. Pronto, eis o blockchain exatamente características fundamentais dele.
Uma tecnologia na qual as organizações conseguem obter esses valores e também trazer **confiança, segurança imutabilidade dos dados,** com muita agilidade por trabalhar de forma descentralizada, já que foi idealizada para ser ágil e adaptável, não só segura e democrática.
Quando a gente trata da questão da transformação digital, acho que é muito importante frisar a **agilidade e a adaptabilidade da solução.** A gente consegue, por meio dela, eliminar intermediários, romper fronteiras e democratizar a participação de parceiros ou clientes. Então, é realmente uma aposta que vale a pena por contemplar a velocidade necessária para acompanhar o mercado digital e suas demandas.
**Fabiano:** Maravilha, Leo. Você como um especialista no assunto, **qual o papel da infraestrutura de TI na consolidação do blockchain?**
**Leonardo:** Agora eu peço licença porque eu vou puxar sardinha pro meu lado
**Fabiano:** Fica à vontade, vamos lá!
**Leonardo:** O papel é primordial. Olha, é preciso ter uma sinergia entre as áreas e infras, sistemas e negócios, para chegar aos resultados desejados. E não seria diferente com o blockchain.
Quando se parte para construção de soluções de negócios com base em blockhain, **é fundamental a participação de um especialista em infraestrutura de TI** para trazer informações, suporte, conhecimento de HPC, a computação de alta performance para o “baile”, digamos assim. Então, conhecimento e experiência em infraestrutura de TI são essenciais para construção de ecossistemas eficientes, a fim de evitar uma redução do desempenho do blockchain, onde a organização investe e não obtém os resultados desejados, nem aproveita bem todos os benefícios.
É importante frisar para os nossos ouvintes que, da mesma forma como ocorre com outras ofertas e projetos, é preciso considerar a questão do conhecimento na parte de infraestrutura e, principalmente, quanto a computação de alto desempenho.
**Fabiano:** Você comentou sobre computação de alto desempenho, computação de alta performance, associando isso ao blockchain. Gostaria que você comentasse a respeito da associação desses dois temas.
**Leonardo:** Perfeito. Assim, é um casamento. Quando a gente fala do blockchain, a gente não pode esquecer da computação alta performance: é justamente ela o excelente caminho para viabilizar os ecossistemas ou plataformas de blockchain, por promover a eficiência extrema.
O que eu entendo é que as organizações deverão cada vez mais buscar infraestruturas de TI de alto desempenho para construir a sua própria rede privada de blockchain. A gente sabe que existem algumas ofertas em nuvem, tem as redes que são abertas, “públicas” de blockchain. Mas, sinceramente, o melhor caminho para as organizações é a construção das próprias redes. Por “N” razões, assim como muitas já trabalham com o modelo híbrido para outras atividades e têm a sua própria nuvem privada, o seu edge, etc. O mesmo se aplica com a tecnologia do blockchain. Neste sentido, **utilizar a computação de alta performance é a opção mais eficiente e inteligente.** É um assunto que vale um podcast inteiro.
**Fabiano:** Não, com certeza vamos conversar mais sobre isso, é um tema que vem crescendo e temos acompanhado de perto o interesse sobre ele.
Leo, eu acho que é isso, a gente conseguiu fazer um panorama interessante sobre esse tema. Se quiser deixar o seu comentário final ou uma síntese sobre o blockchain, que veio para ficar, como a nova revolução este mundo tecnológico que a gente vive, por favor, fique à vontade.
**Leonardo:** Exatamente, é bom deixar claro isso para quem nos ouve e quem tem interesse: **o blockchain veio para ficar, é uma realidade e traz inúmeras possibilidades.** É uma tecnologia muito ampla, com grande capacidade de adaptação e de atender a essas demandas que são extremamente ágeis, requerem velocidade no tempo de resposta para o próprio cliente.
Ou seja, pensou na transformação digital do mercado, olhe com carinho para o blockchain, porque ele tem muito a oferecer, muito mesmo. Não é à toa, como você comentou no início do podcast, é um tema super quente. As organizações estão buscando diversos caminhos para viabilizar isso e a computação de alto desempenho é um bom meio de turbinar, digamos assim, esses ambientes, esses ecossistemas ou plataformas para uso do blockchain.
**Fabiano:** Muito bem, infelizmente vamos encerrar essa conversa por aqui, mas certamente este é um tema que não acaba hoje e ainda renderá muitos outros podcasts. Bom, eu conversei com **Leonardo Andrade,** Arquiteto de Infraestrutura de TI da green4T para falar sobre **”Qual o papel da tecnologia blockchain na transformação digital?”.** Leo, mais uma vez, muito obrigado pela conversa sempre cheia de conteúdo, agradeço a sua presença e sua participação aqui no greenTALKS.
**Leonardo:** Obrigado Fabiano, é sempre uma satisfação encontrar vocês aqui no greenTALKS.
**Fabiano:** Então é isso, espero que você tenha gostado de mais este podcast, portanto, curta, compartilhe esse e outros conteúdos relevantes sobre tecnologia que postamos aqui no Spotify, lá no blog INSIGHTS e também em nossas mídias sociais.
Muito obrigado pela audiência e até a próxima.
Siga e acompanhe os novos episódios semanalmente em nosso canal greenTALKS
**greenTALKS** é o podcast oficial da green4T que traz debates relevantes sobre transformação digital, infraestrutura híbrida, cidades inteligentes, mobilidade urbana, edge computing e IoT. [Clique aqui](https://open.spotify.com/show/7Hm6CmUbxKrzUmKbXsZHFl?si=MGzIo9itTZSAWqAZkmTLBw) para seguir o canal greenTALKS no Spotify.