Como retrofit do data center pode reduzir risco e custo operacional?

Alexandre Riccetti e Ronaldo Pavan

Diante do cenário econômico atual, e da constante busca por redução de custos, cada dia mais, as empresas estão buscando alternativas para a adequação e modernização de equipamentos e infraestrutura, visando melhorar a eficiência e o aumento da performance para o alcance de seus objetivos

ti

Atualmente, a tecnologia evolui muito rápido e o parque instalado de equipamentos de TI precisa ser renovado periodicamente para não ficar obsoleto, com a infraestrutura de critical facilities não é diferente, ela necessita, de tempos em tempos, passar por uma remodelagem. É muito importante identificarmos constantemente os riscos e os pontos críticos da infraestrutura do data center, e com isso, desenvolver um planejamento das necessidades, diferenciando o que é necessário, importante e urgente, a fim de evitar down times inesperados e não planejados.

Esse processo prolonga a vida útil da instalação do data center, pois torna mais eficiente algo que em pouco tempo se tornaria inutilizado ou obsoleto. Assim, essa “reforma” é recomendada quando a modernização apresenta um menor custo em comparação à construção de uma infraestrutura/equipamentos novos, ou quando os períodos de construção/adequação são menores.

Os profissionais deste segmento, com visão em confiabilidade, disponibilidade, segurança e eficiência operacional, levantam as vulnerabilidades de um ambiente ultrapassado, gerando o planejamento completo e adequado para minimizar os riscos de implantação de uma nova infraestrutura.

Com know how, normas, melhores práticas e certificações, é possível remodelar um ambiente crítico tornando-o mais eficiente e seguro por meio de planejamento, estudo de viabilidade, análise de crescimento modular, retorno sobre o investimento, projeto, gerenciamento, construção, moving, start-up, treinamento e operação.

Compartilhe: