Saiba como otimizar o consumo de energia elétrica do seu data center

O consumo de energia elétrica é um dos principais ofensores dos custos operacionais (opex) de um data center

 

energia-eletrica-data-center

 

Otimizar sua utilização deve ser uma das prioridades para que se tenha um ganho de energia, e automaticamente economize muito dinheiro ao longo do tempo.

Na implantação de um data center, o responsável pelo projeto deve se preocupar com o equilíbrio entre capex e opex, criando um plano mais vantajoso de acordo com as suas premissas. No entanto, as soluções mais eficientes, normalmente têm custos de aquisição e instalação mais elevados (capex) e um custo de operação menor (opex).

Os gestores e responsáveis pelo projeto devem se preocupar com essa avaliação, sempre pensando no seu ciclo de vida para que se obtenha a melhor relação entre o investimento (capex) e os custos de operação (opex).

Um projeto eficiente de data center deve seguir alguns passos básicos, tais como:

• Empregar processadores de alta performance;
• Avaliar os tipos de servidores e comparar capacidade de processamento e consumo de energia;
• Virtualização;
• Adotar fontes de energia de alta eficiência e UPSs (no-breaks) de alto rendimento;
• Implementar recursos de gerenciamento de energia elétrica;
• Projetar uma arquitetura de distribuição de energia com sistemas redundantes mais eficientes;
• Optar por tensão elétrica (BT) mais eficiente, minimizando a instalação de transformadores;
• Instalar sistema de climatização de precisão com monitoramento, micro processado, com compressores, motores e ventiladores de alta eficiência;
• Avaliar a solução de climatização mais eficiente, em função das características do local de instalação do data center, perfil de carga, previsão de expansão, considerando opções como free cooling, expansão direta ou indireta;
• Considerar as melhores práticas e normas de data centers, na distribuição do fluxo de ar, limites dos corredores frio e quente, altura de piso elevado, pé-direito, fechamento de corredores, set point de temperatura e umidade;
• Design modular, com previsão de crescimento sob demanda, ou seja, prever fases de implantação mantendo um ambiente flexível e preparado para o crescimento orgânico.

Existem alguns índices (KPI) para análise da eficiência do data center, como o PUE (Power Usage Effectiveness => Potência Total do data center / Potência das cargas de TI), que é uma relação de grandezas de potência, pela qual podemos medir a eficiência energética de um data center.

É muito importante medir e conhecer sua eficiência e seu consumo, pois, sem uma avaliação adequada e especializada, seu data center pode estar gastando muita energia elétrica e onerando seu opex.

Compartilhe: